A dança é uma sentença artística que vem sendo adotada pelos passos esquerdo expressar o acervo cultural que os caracteriza. As danças convencionais possuem músicas e coreografias próprias, são patrimônio cultural do público, não podem nem necessitam sofrer mudanças.
O brasil não está alheio a esse tipo de manifestação de seu folclore. Tem uma sensacional pluralidade de danças usuais, cujas raízes são o artefato da mistura de duas culturas: a europeia e a indígena guarani, e que passa a época colonial. Novas das danças que se praticavam no país adquiriram recentes características, dando origem a numerosas das danças habituais.
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por esse tempo as danças alcançaram um essencial surgimento. Tendo como exemplo, a contradança, originalmente inglesa, que, depois, passou a Portugal, exerceu enorme ação pela formação das danças como: o Pericón, Grupo, Cielito, Chopi e novas. Algumas danças que são muito utilizadas na época foram: A Golondriana, o Londón Karape, a Polca e a Mazurca.
Agora pela data de Francisco Solano López(1862 – 1870), no decorrer dos primeiros anos manteve-se firme o entusiasmo pelas festas e, nelas, as danças ocupavam o primeiro ambiente, implantadas pelos espanhóis. No início da vasto Disputa seguia-se estruturado, festas de dança para manter a animação em diferentes campos. O mesmo Francisco Solano López participava com entusiasmo e alegria na concorrência acompanhando a Madame Lynch, que era um entusiasta dirigente dançarina os diferentes campos de briga. As mais frequente na data eram da Equipe, o Chopi, Londón Karape e Mãe Cumandá.
A roupa ao estilo europeu que usaram na época eram: calças apertadas, camisas com babados no peito e rendas nos punhos; saco extenso e faixa de seda larga pela cintura, era o traje dos cavaleiros. As senhoras usavam vestidos de cintura ajustada, mangas curtas ou compridas; decotes muito adornados com babados e miriñaques.
Estavam penteados com cachos e arranjos de penas ou coques. Nos dias de hoje, a dança paraguaia tem evoluído bastante, existem criações coreográficos sérias de grande maestria e é graças ao significado rítmico e a maleabilidade que possuem os paraguaios. Dança das Galoperas: sem coreografia fixa, improvisada, habitual e é a manifestação do público. Dança das Garrafas: é a única dança individual que se localiza em vigor. Requer amplo equilíbrio, em razão de esse modo requer que ela faça os passos básicos portando a partir de um até dez ou mais garrafas sobrepostas pela cabeça. Danças em pares: com músicas e coreografias fixas. Participam casais soltas e em alguns casos independentes. São exemplos deste estilo: Chopi, ou Santa Fé, Londón Carape, Caçador, Sozinho, uma Andorinha.
Danças de inspiração folclórica: Não possuem coreografia fixa. O autor cria a coreografia, usando a criatividade e tendo em conta o ritmo, a letra e as características próprias de cada música. Lenço no pescoço com forma triangular e amarrado a frente, em cor branco, preto, vermelho ou azul. Camisa branca Ao po’i com bordados pela fração frontal, nos punhos e no pescoço. Calça reta de cor preta. Faixa : De seda ou lã preta com franjas nas extremidades. Hoje se usa a faixa de várias cores, trançado de algodão, que confeccionam os indígenas. Poncho de uma só cor, ou de sessenta listas. Typói: blusa branca feita Ao po’i com mangas de renda digno .